“Recomeça… Se puderes. Sem angústia e sem pressa. E os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade. Enquanto não alcances, não descanses. De nenhum fruto queiras só metade.“ - Miguel Torga.

Sobre as Consultas de Psicologia

As Consultas de Psicologia enquadram-se num modelo denominado Flexibilidade Psicológica: a habilidade para responder de formas que facilitam viver uma vida com propósito e de acordo com o que é importante para a pessoa, mesmo quando surgem desafios e dificuldades.

Deste modo, psicólogo e cliente, trabalham no sentido de aumentar a Flexibilidade em pensamento, emoções e comportamento.

Flexibilidade Psicologica imagem

Na data de dezembro de 2022, existiam 1014 ensaios clínicos controlados, sobre a aplicação deste modelo⁰. Sendo que em 2020 foi elaborada uma revisão dos estudos realizados a esse ponto, realçando a sua eficácia numa série de problemas, condições e dificuldades¹.

Intervenções com o objetivo de aumentar Flexibilidade Psicológica, foram aplicadas com sucesso a uma série de contextos e problemas como saúde mental¹⋅⁴⁴, performance desportiva²⁻⁴, desenvolvimento empresarial (como performance e burnout)⁵⁻⁹, dor crónica¹⁰⁻¹¹, obesidade¹²⁻¹⁴, consumo de substâncias (como tabaco)¹⁵⁻¹⁶, gerir diabetes¹⁴⋅¹⁷ e outros.

Nós sabemos que o seu oposto - Inflexibilidade Psicológica - é responsável por diversas formas de sofrimento emocional e mental³⁹. Está na base dos problemas a que chamamos depressão¹⁸⁻²¹ᵇ, nas diversas formas de ansiedade²²⁻²⁵ e outros.

Por outro lado, também sabemos que pessoas com maior Flexibilidade Psicológica têm relações interpessoais mais satisfatórias (incluindo parentalidade)²⁶⁻²⁸, estão mais contentes com os seus empregos²⁹⁻³³ e têm saúde mental, mesmo quando coisas muito más acontecem³⁴⁻³⁸.

Flexibilidade Psicológica é acima de tudo um modelo de qualidade de vida³⁹⁻⁴¹ e portanto é aplicável a praticamente todo o tipo de problemas humanos. De facto, a Organização Mundial da Saúde (OMS; World Health Organization) utiliza intervenções psicológicas baseadas neste modelo, indicando que é útil 'para qualquer pessoa que experiencie stresse, independentemente de onde vive e das suas circunstâncias'⁴²⁻⁴³.

Flexibilidade Psicológica pode ser promovida por diversos programas de intervenção. Aqui, utilizamos uma abordagem combinada entre as psicoterapias de Treino / Terapia de Aceitação e Compromisso e do Protocolo Unificado de Terapia Cognitiva-Comportamental para o Tratamento de Perturbações Emocionais.

Ver referências

Protocolo Unificado (UP)

A abordagem psicológica do Protocolo Unificado (originado pelos psicólogos David H. Barlow, Shannon Sauer-Zavala e muitos outros) foca em como as pessoas experienciam e respondem às suas emoções, revelando e atuando nos mecanismos psicológicos que estão em funcionamento nas experiências emocionais intensas e assoberbantes, como nos casos da depressão, ansiedade, irritabilidade, raiva, pânico...

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

O Treino / Terapia de Aceitação e Compromisso (originado pelos psicólogos Steven Hayes, Kirk Strosahl e Kelly Wilson), proporciona valiosos insights sobre o sofrimento humano, sobre o funcionamento da mente e sobre como adotar uma postura de compreensão e equanimidade com o nosso passado e com os nossos pensamentos e emoções. Tudo isto, em prol de viver uma vida digna de um ser humano.

Instagram @linharespsicologiaVer no Google

Ricardo Linhares

Consultas de Psicologia

© 2021 - 2025

Ordem dos Psicologos Portugueses (OPP)Association for Contextual Behavioral Science (ACBS)